Flamengo consegue liminar e vai transmitir final da Taça Rio em que Fluminense é o mandante

Se esse campeonato carioca de 2020 (ano em que não só a pandemia do coronavírus deu as cartas...), não foi feito para o Flamengo, a corte da cartolagem não fez a menor questão de provar o contrário, decidindo tudo a favor do rubro-negro à revelia dos demais clubes do Rio. Com um agravante: a conivência de um grande (Vasco) e dos menores.

O último ato foi a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) em autorizar, horas antes da final da Taça Rio (segundo turno do carioca), a transmissão da partida entre Fluminense e Flamengo pela FlaTV (streaming do Flamengo). O jogo que acontece às 21h30m, no Maracanã, com portões fechados, tem como mandante o tricolor das Laranjeiras e pode decidir o título carioca a favor do Flamengo, caso saia vencedor, pois já ganhou o primeiro turno. Caso o Fluminense vença a partida, haverá mais dois jogos para saber quem será campeão.

                                                Maracanã/reprodução da internet

Na última segunda, 6, o Fluminense foi sorteado para ser o mandante do jogo, o que lhe daria direito de transmitir a partida, de acordo com a Medida Provisória 984/2020. O entendimento do auditor do TJD José Jayme Santoro, relator do caso, no entanto, foi de que, em face da decisão ocorrer em jogo único, ambos os clubes têm o direito à transmissão. Foi esse o argumento usado para conceder liminar que beneficiou o Flamengo.    

Publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de junho deste ano, um dia depois do presidente Jair Bolsonaro almoçar com os presidente do Flamengo, Rodolfo Landim e do Vasco, Alexandre Campelo, a MP trata do mando no seu artigo 42 que diz “pertence à entidade de prática desportiva mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo, consiste na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”. Não prevendo, portanto, a situação argumentada pelo auditor do STD que deu liminar ao rubro-negro.

Desde sua publicação, a MP causa polêmica. Inicialmente, a mídia chegou a noticiar que Bolsonaro teria sido pressionado pelo Flamengo para editá-la, nesses termos, em que alguns especialistas percebem que apenas os grandes clubes seriam beneficiados por ela, em detrimento dos menores. Por outro lado, paralelamente à edição da MP, e a partir de pressão do Flamengo, o campeonato carioca foi retomado no dia 18 de junho, em meio à mortandade de pessoas provocada pela pandemia da covid-19, com a partida entre Flamengo X Bangu, realizada no Maracanã, ao lado de um hospital de campanha utilizado para tratar vítimas da doença.

Botafogo e Fluminense foram contra a retomada da competição, mas o poderio financeiro e político do Flamengo falou mais alto e ainda contou com a conivência de Vasco e demais 11 clubes pequenos do Rio, além do conselho arbitral e Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) dando andamento a insensata decisão de continuar o campeonato.

A primeira novidade foi o não acordo entre Flamengo e TV Globo para transmissão dos jogos do rubro-negro. O campeonato chegou a ser suspenso por decreto do prefeito do Rio Marcelo Crivella, no dia 20 de junho, mas em outro decreto no mesmo dia, foram autorizadas as partidas. Diante do impasse entre TV Globo e Flamengo, que aliás, transmitiu a partida da volta e irritou os dirigentes globais, a transmissão dos jogos foram suspensas pela Globo. A partida entre Botafogo e Fluminense, uma das semifinais, no entanto, foi transmitida pela emissora dos Marinho por determinação da Justiça.

Nesta quarta, 8, o Flamengo comunicou que um de seus jogadores testou positivo para covid-19, e que o atleta que não teve o nome informado, foi afastado do elenco e colocado em quarentena para tratamento e acompanhamento. Não é o primeiro jogador rubro-negro infectado pela doença. Em maio, quando o clube da Gávea retomou as atividades físicas, anunciou que três jogadores testaram positivo para covid-19, mas que dois já haviam se recuperado.


Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Postagem Anterior Próxima Postagem