Brasil 1 X 0 Inglaterra, em 70: o jogo do Século XX?

Acabei de ver Brasil 1 x 0 Inglaterra. Uma ideia fabulosa do canal Sportv, reprisar partidas de futebol, que em tempos de isolamento social, esses jogos nostálgicos acabam se transformando num ótimo passatempo, além de reavivar a nossa memória. Nesta quarta, 15 foi Brasil x Inglaterra pela Copa do Mundo de 1970, no México, quando a seleção carinho conquistou o tricampeonato mundial. Nesta quinta, 16, às 19 horas, será a vez do jogo Brasil X Romênia. Alguém lembra o placar?

A partida, entre brasileiros e ingleses foi o segundo jogo do Brasil na fase de grupo (Brasil estava no grupo C) e aconteceu no dia 7 de junho. Pela atmosfera que envolveu a partida, pode ser considerado um dos jogos mais importantes de todas as Copas. Foi nele que aconteceu a defesa do Século XX, praticada pelo goleiro Gordon Banks em cabeçada de Pelé para o chão e no canto, como manda o almanaque do futebol. Todos acreditavam no gol, até porque Pelé cabeceava de olhos abertos, mas o goleiro salvou. A Inglaterra era a campeã mundial e manteve a base do time que conquistara a Copa em 1966.


 Fonte: Acervo CBF

O gol de Jairzinho resultou de uma trama antológica entre Tostão e Pelé. Tostão driblou vários adversários na entrada da área pelo setor esquerdo e serviu Pelé dentro da área pela direita. Num drible de corpo, ele se livrou de três defensores e com o toque sutil colocou Jairzinho na cara do gol, como se diz atualmente: faz e me abraça. Foi uma obra mágica produzida pela genialidade de dois monstros ricos em habilidade, técnica e plasticidade necessárias à produção do futebol arte.

Foi a primeira Copa do Mundo transmitida pela televisão ao vivo (via satélite) e em cores para o mundo todo. Embora tivesse chegado no Brasil no início da década de 1950, a televisão ainda era praticamente uma novidade para a maioria dos brasileiros e só alguns, mais abastados, tinham o aparelho, mesmo assim, em preto e branco. Foi assim, que eu vi a Copa, nos meus recém completados 16 anos, estudante do Liceu, mas sem televisão em casa, como a maioria dos meus amigos assistíamos na casa dos outros.

Postar um comentário

Que tal deixar um comentário?

Postagem Anterior Próxima Postagem